Para tudo correr bem, nada melhor que o planejamento. Com a Internet e smartphones ficou ainda mais fácil: basta pesquisar um pouco e prever se o passeio vai ser uma furada ou não. Para ajudar, o TechTudo preparou uma lista com tudo o que você precisa saber para organizar e aproveitar seu roteiro.
1) Rede social de viagens
O Facebook é a rede social mais utilizada no mundo, no entanto o seu conteúdo é bem variado. Que tal experimentar uma versão focada em viagens? Veja os comentários e experiências compartilhadas noTrippics. Com versão web e para celular (iPhone), o serviço reúne os apaixonados por roteiros mundo a fora. Acessar a rede social é bem simples (veja dicas) e a plataforma permite que você converse com outros internautas, pesquise por lugares, veja posts, dicas e muito mais. Troque experiências online.
2) Escolha o hotel
O próximo passo é decidir em qual hotel ficar. Vive conectado mesmo durante as viagens? Então vai preferir aquele hotel com Wi-Fi de qualidade, certo? O site HotelWifiTest.com oferece uma busca por locais de hospedagem conforme a velocidade da conexão de Internet oferecida. Estão listados hotéis de todo o mundo, inclusive brasileiros. Lá o internauta compartilha sua experiência e ainda avalia o Wi-Fi.
Quando o assunto é preço, alguns outros serviços, para a comparação de estrelas do hotel e valores, podem ajudar. Vale conhecer o Decolar.com, que permite fazer, inclusive, suas reservas, o Mundi, que compara preços e localizações, além do Booking.com, que lista também albergues no mundo todo.
3) Opções de voos: compare preços e economize
Depois de definir o local e escolher o hotel, saiba que é possível economizar no valor da passagem de avião. Estão disponíveis diversos serviços para a pesquisa e comparação de preços, como o Decolar, Hipmunk, Google Flights e Kayak. Adicione o trecho desejado e confira qual companhia aérea está oferecendo o melhor valor. Não esqueça de conferir também a quantidade de escalas, caso prefira um voo mais rápido.
Aproveite a viagem: como ficar invisível no Facebook pelo celular? Confira no Fórum do TechTudo.
4) Mapas: salve rotas offline e conheça os trajetos
Chegando em algum lugar novo, nada é mais necessário do que os mapas certos. Com os serviços comoGoogle Maps, Waze, Here Maps e muitos outros é possível planejar cada passeio sem se perder.
Com o Here, é possível baixar mapas para usar offline no Windows, o serviço do Google também permite usar mapas sem internet e ainda medir a distância entre locais. Assim, você já prepara sapatos mais confortáveis ou pede um táxi. O Google Street View é a função que mais ajuda os viajantes, já que mostra a “visão da rua”, e dá mais clareza na hora de encontrar o local certo. No Waze, sistema de mapas colaborativo, o turista foge do trânsito em cada passeio, e muito mais. Vale fazer os downloads.
5) No celular
Para ajudar a carregar todas as informações no bolso, o TechTudo preparou alguns kits especiais para os viajante de plantão. São diversos aplicativos de planejamento de viagem para dispositivos Android e iOS (iPhone). Por exemplo, para o sistema do Google, tem o TravelSmart, que reúne informações e números de emergência, o famoso e completo TripAdvisor, que ajuda com informações de comentários de outros usuários e preços de reservas, além do mTrip, com dicas das melhores atrações turísticas. Já para quem prefere iPhones e iPads, o app City Travel Guides é um guia bem útil e o Trip, que promete organizar tudo para que a viagem seja como o planejado seguindo os melhores roteiros.
6) Compartilhe seu planejamento de viagem
Um passeio com pessoas conhecidas é, na maioria das vezes, mais divertido. Então, a plataformaGogobot promete ajudar nessa empreitada: com ele é possível compartilhar o planejamento da sua viagem com os amigos. A função adiciona várias pessoas e permite que organizem a próxima aventura juntos. Estão disponíveis as versões web e aplicativos para celulares Android e iOS (iPhone e iPad).
7) Dicas de roteiros nas cidades
Chegou em terra firme? Para saber por onde começar a explorar, vale conferir alguns serviços que dão dicas de restaurantes e passeios. Um deles é o Zofari: o app móvel oferece algumas opções parecidas com os itens já favoritados por você. Já a página Monsey mostra opções de lugares registrados pelos internautas. O popular TripAdvisor pode ajudar bastante também: com ele você fica por dentro das melhores dicas, com avaliações e comentários, em diversos serviços, como restaurantes e lugares.
Já os apps Monte de Viagens e Viagem Virtual, para Android e iOS, têm um mix de funcionalidades, como guia turístico, mapas e galeria de fotos. Para quem quer economizar, o app Viagem da Galera permite controlar os gastos do passeio com amigos e familiares: saiba o custo do combustível, pedágios, além de calcular o tempo de chegada e distância. Ou opção para reservas é o Hotel Urbano.
8) Tradutores
Não sabe falar inglês, espanhol ou francês? Não se preocupe e vá para Londres, Barcelona ou Paris munido de vários recursos de tradução. Além do popular Google Tradutor, que tem versão web e móvel, existem diversos recursos para “decifrar” o idioma em países estrangeiros.
Quem tem Windows Phone, por exemplo, pode traduzir textos diretamente com a câmera do dispositivo. O TechTudo preparou, para ajudar os viajantes, um Kit especial com diversos programas tradutores. Basta escolher um deles e aproveitar o passeio. Você encontra mais apps no TechTudo Downloads.
Fonte: Techtudo por Barbara Mannara
Nenhum comentário:
Postar um comentário